A evolução da marca Formica®

A marca especialista em inovação e revestimentos completou 100 anos. Sua trajetória é marcada por sucesso e comprometimento em garantir sempre soluções de alta qualidade.

Logotipos antigos Formica®    logo_formica_1950    logo_formica_1960

A história da marca Formica® teve início em 1912 com os dois jovens engenheiros e empresários, Daniel J. O’Conor e Herbert Faber, que viram pela 1ª vez as possibilidades da tecnologia do laminado. Sendo funcionários da empresa Westinghouse Eletric, começaram a pesquisar e desenvolver um material que substituísse a mica (filossilicato), usada na época principalmente nos ferros de passar roupa. Utilizando material celulósico (papel) impregnado com resina fenólica, submetido à alta pressão e temperatura, eles criaram um novo produto: o substrato fenólico.

Em 1913, eles saíram da Westinghouse, patenteram o produto, o registraram com a marca Formica®, e fundaram no dia 2 de maio, com a ajuda financeira do advogado e banqueiro John G. Tomlin, sua própria empresa: Formica Insulation Company, (o nome Formica® surgiu devido o produto ser aplicado no lugar da mica – “substitute for mica”).

Usando laminados inicialmente para peças industriais, a empresa logo desenvolveu técnicas para fabricar laminados decorativos que abriram as portas para o revestimento de móveis e demais mercados consumidores.
O Grupo Formica teve sucesso no desenvolvimento de um laminado decorativo que era durável e podia ser produzido em praticamente qualquer cor desejada.

Durante a 2ª Guerra Mundial a empresa fabricou hélices de avião de madeira revestidas em plástico. Após a guerra seu uso técnico decaiu muito, e a empresa cessou sua fabricação na década de 70 para se especializar na produção de laminados decorativos. A empresa cresceu junto com a expansão do mercado imobiliário e os laminados começaram a ganhar espaço no revestimento de cozinhas nos padrões pérolas, mármores, madeirados e cores em tons pastéis ganharam vida.

Foi justamente neste momento que a marca Formica® desembarcou no Brasil, passando a comercializar seus produtos no país. A partir de 1986, iniciou-se uma diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de superfícies sólidas, laminados de metal e materiais para o revestimento do solo. Uma época definida pela explosão do desejo da população em adquirir móveis com visual elegante revestidos com os laminados decorativos da marca.

A empresa cresceu cada vez mais, e hoje, conhecida mundialmente, a Formica® é muitas vezes, erroneamente, tratada como sinônimo de seu produto, laminado decorativo de alta pressão, mas Formica® é marca registrada e não produto.

Anualmente através de pesquisas realizadas por designers e engenheiros da Formica®, novos produtos são desenvolvidos e lançados para atender as necessidades da indústria moveleira, da construção civil (utiliza o revestimento de paredes, pisos, fabricação de formas para concreto, balanceamento de chapas e produção de divisórias e fachadas), dos arquitetos, decoradores, marceneiros e consumidor final. A Formica® é uma empresa inovadora que deseja sempre levar a excelência do seu trabalho para a vida das pessoas.

Anúncios
Os comentários estão fechados.
%d bloggers like this: